Qual o primeiro sinal de glaucoma?

Qual o primeiro sinal de glaucoma?

” Está cuidando da saúde dos seus olhos? Venha conferir o primeiro sinal de glaucoma.

- Dr. Elson Velanes

O glaucoma é um dos maiores causadores de cegueira irreversível, é uma doença que afeta os olhos, vai se manifestando gradualmente e se não tratada chega a causar cegueira.

Como é uma doença que chega que vai se manifestando aos poucos, seus sintomas muitas vezes também, quando está em um estágio um pouco mais avançado pode se perceber o primeiro sinal de glaucoma.

O Primeiro Sinal de Glaucoma

Para conseguir perceber o primeiro sinal de glaucoma muitas vezes é preciso estar com a doença mais desenvolvida, principalmente em casos crônicos. Mas há casos agudos que o primeiro sintoma de glaucoma se manifesta rápido.

Para melhor compreender a diferença entre os dois, o glaucoma crônico é o que leva mais tempo para a doença se desenvolver, com um progresso lento e de longa duração.

Já o glaucoma agudo pode manifestar o primeiro sinal de glaucoma, devido à doença aguda ser sintomática, podendo evoluir em pouco tempo e causar cegueira irreversível à pessoa.

O primeiro sinal de glaucoma retratado no glaucoma agudo são dores nos olhos. Mas também vão aparecendo outros sintomas, como dores de cabeça, principalmente na região da testa, devido ao aumento rápido da  pressão ocular.

Outros sintomas comuns são:

  • Sensibilidade excessiva à luz;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Visão turva;
  • Dificuldades para enxergar;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Visão de halos coloridos em volta da luz;
  • Diminuição do campo de visão.

Tipos de Glaucoma

Além do glaucoma agudo e o crônico há mais dois tipos de glaucoma: o congênito e o neovascular. A medicina dividiu os glaucomas em quatro devidos suas diferentes características, que estão citadas abaixo:

Glaucoma Congênito: é caracterizado quando a criança já nasce com glaucoma, podem acontecer devido a pressão ocular mesmo na gestação ou até os seis meses de vida;

Glaucoma Neovascular: caracterizado por grande elevação da pressão intraocular, geralmente é causado pela diabetes em que a doença pode causar lesões na retina.

Diagnóstico e Tratamento

Ao sentir o primeiro sinal de glaucoma é importante que vá ao médico o mais rápido possível para realizar o tratamento ou a cirurgia.

Antes de realizar o tratamento ou cirurgia o médico irá ver se realmente é glaucoma. O diagnóstico é feito por meio de exames como:

  • Foto do nervo óptico;
  • Tomografia de nervo óptico;
  • Campimetria (exame de campo visual);
  • Tonometria (medição da pressão intraocular);
  • Avaliação do nervo óptico (fundo do olho);
  • Resposta do reflexo da pupila;
  • Gonioscopia (avaliação do ângulo da câmara anterior);
  • Avaliação da espessura da córnea.

Esses são alguns procedimentos para realizar o diagnóstico do glaucoma. Detectando sinais da doença o médico irá analisar qual o melhor tratamento ou se é um caso para cirurgia.

O tratamento do glaucoma é indolor, o médico irá receitar medicamentos que diminuam a pressão ocular, as formas mais comuns são colírios, mas há pílulas também.

Para não avançar com a doença glaucoma, é preciso que o tratamento seja feito corretamente, todos os dias, para não correr o risco de perder a visão.

Durante o tratamento pode ocorrer efeitos colaterais do colírio ou remédio, caso os efeitos sejam muito fortes, volte rapidamente ao médico para ver se é normal ou para trocar por outra alternativa de remédio.

Em casos específicos é indicado fazer a cirurgia para glaucoma, há dois tipos de cirurgias a trabeculoplastia e a iridotomia, ambas têm como função desobstruir o humor aquoso e aumentar o fluxo de drenagem.

As cirurgias são realizadas com um laser e pretende amenizar a pressão ocular que causa o glaucoma. Mesmo realizando a cirurgia é necessário que o paciente com glaucoma continue realizando consultas e exames periódicos.

Conheça Dr, Elson Cabral, desde 2019 se especializando em glaucoma, realizou estágio com Dr. Fábio Prata que é referência nacional em glaucoma. O Dr, Elson Cabral realiza consultas, exames e cirurgias. Entre em contato pelo site e agende sua consulta! 

Picture of Dr. Elson Velanes

Dr. Elson Velanes

🔹 Com quase 10 anos de experiência, o Dr. Elson Velanes é referência no tratamento e cirurgia de doenças oculares, oferecendo um atendimento personalizado, diagnóstico preciso e as mais modernas tecnologias para garantir a sua saúde ocular.

🔹 Exames de última geração e procedimentos inovadores, aliados ao compromisso de proporcionar conforto e segurança aos pacientes em todas as etapas do atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma Consulta Oftalmológica?

Entre em Contato
Deixe Seu Feedback

© 2025 Dr. Elson Velanes - Oftalmologista. - Design By Saulo M.

×