O diagnóstico do glaucoma pode ser realizado com análise do médico oftalmologista e de diversos exames! Confira a seguir!
Diagnosticar a doença glaucoma é extremamente importante, pois a doença não tem cura, apenas tratamento. Então, é fundamental diagnosticar o glaucoma em sua fase de início.
O glaucoma é causado pela pressão ocular que deforma o nervo óptico podendo causar cegueira se não tratado. Por isso é importante escolher um bom oftalmologista para realizar o diagnóstico.
É importante compreender o glaucoma como é feito o diagnóstico. Ao realizar a consulta com o oftalmologista ele irá verificar a pressão intraocular e se há alguma alteração no nervo óptico.
Caso a pressão intraocular esteja alta ou haja alguma alteração prejudicial no nervo óptico o médico deverá prosseguir com alguns exames para a confirmação da suspeita, alguns deles são:
Esses exames são necessários para certificar se o paciente está ou não com glaucoma. Realizado exames e identificando a doença glaucoma o médico seguirá com tratamento e em alguns casos cirurgia.
Há também pessoas que são propensas a ter glaucoma, assim, sendo necessário o médico avaliar seu histórico para realizar um diagnóstico prévio e seguir com os exames necessários.
As principais características de pessoas que estão mais propensas a ter glaucoma estão listadas abaixo:
Muitas pessoas pesquisam na internet sobre o glaucoma como é feito o diagnóstico, se os exames ou tratamento são dolorosos.
Os exames podem causar certo desconforto, mas não é doloroso. E o tratamento é feito por meio de colírios ou medicamentos via oral, também não é doloroso.
Se necessário realizar a cirurgia para parar a progressão do glaucoma é realizada com todo cuidado possível e indolor, pois é utilizado anestesias em casos cirúrgicos.
O glaucoma como é feito o diagnóstico é um importante avanço na medicina, a realização de diversos exames para certificar que o paciente esta com a doença pode salvar a visão do mesmo.
Ao analisar glaucoma como é feito o diagnóstico percebemos sua importância em realizar um atendimento muito cuidadoso, observando até os mínimos detalhes existentes.
Um bom profissional deve ficar atento às suas consultas e seus pacientes, principalmente em casos de glaucoma como é feito o diagnóstico. É preciso realizar o diagnóstico sem falhas.
Precisa compreender que está se tratando da vida de pessoas, de sua visão, um dos sentidos mais importante ao ser humano, que lhe permite enxergar tudo à sua volta.
Por isso em casos de glaucoma como é feito o diagnóstico escolher o profissional correto que trate o paciente com empatia, compreendendo que a perda de visão ou a cegueira são processos extremamente delicados.
A perda gradual ou súbita da visão afeta completamente a vida de uma pessoa, desde seu emprego, vida social, estudos. E o processo de adaptação a cegueira pode ser demorado.
Mesmo em casos que não há perda total da visão a vida do paciente é muito afetada, compreendendo que ao avançar do glaucoma a visão pode ficar muito fechada e distorcida.
Conheça mais sobre o Dr. Elson Cabral e suas publicações. O Dr. é médico especialista em glaucoma e catarata, já realizou diversos tratamentos e cirurgias relacionadas com as duas doenças.
A escolha de um bom profissional é importante para manter sua saúde em dia!
🔹 Com quase 10 anos de experiência, o Dr. Elson Velanes é referência no tratamento e cirurgia de doenças oculares, oferecendo um atendimento personalizado, diagnóstico preciso e as mais modernas tecnologias para garantir a sua saúde ocular.
🔹 Exames de última geração e procedimentos inovadores, aliados ao compromisso de proporcionar conforto e segurança aos pacientes em todas as etapas do atendimento.