É possível Reverter o Glaucoma?

É Possível Reverter o Glaucoma?

Pergunta que sempre frequente é: pode-se reverter o glaucoma? Siga o artigo abaixo para explicações.

- Dr. Elson Velanes

O glaucoma é uma doença que atinge os globos oculares, é causada por grande pressão nos olhos, podendo causar a perda de visão gradativamente até causar cegueira.

Uma das dúvidas é sobre sua cura ou reversão, será possível reverter o glaucoma? Muitos pacientes diagnosticados com glaucoma querem rapidamente saber da sua reversão.

Reverter o Glaucoma

Infelizmente a resposta para a pergunta se é possível reverter o glaucoma é: não. O glaucoma depois de danificar a visão não é possível sua reversão, então se processe realizando o tratamento para o glaucoma não avançar.

O glaucoma é uma grande pressão nos olhos que atinge o nervo óptico, essa pressão é muito maior do que os olhos podem aguentar, assim, danifica o nervo óptico e não é possível reverter o glaucoma.

Ao realizar o tratamento com colírios ou remédios, indicados pelo médico, e também em alguns casos cirurgia, é possível controlar a perda de tecido natural evitando mais danos ao nervo óptico.

Não sendo possível reverter o glaucoma é importante realizar o tratamento correto o quanto antes para não ter muita perda de visão.

Quem não foi diagnosticado com glaucoma e não apresenta sinais, sintomas, da doença também é necessário que cuide da saúde dos olhos, devido ao fato que o glaucoma é uma doença que pode demorar a manifestar sintomas.

É importante realizar consultas periodicamente com oftalmologista, o qual irá verificar sua pressão ocular, caso se desconfie de sinais de glaucoma o médico irá pedir exames que possam confirmar sua dúvida.

Alguns exames para glaucoma são:

  • Avaliação da espessura da córnea.
  • Foto do nervo óptico;
  • Tonometria (medição da pressão intraocular);
  • Resposta do reflexo da pupila;
  • Tomografia de nervo óptico;
  • Campimetria (exame de campo visual);
  • Avaliação do nervo óptico (fundo do olho);
  • Resposta do reflexo da pupila;
  • Gonioscopia (avaliação do ângulo da câmara anterior);

Com a realização de alguns exames é possível identificar se o paciente está ou não com o início da doença glaucoma. A identificação do glaucoma no início é de extrema importância já que não é possível reverter o glaucoma.

Descoberto no início sem sintomas, o tratamento será muito mais eficiente, mantendo a visão boa do paciente para que não haja perdas na vista e sintomas que atrapalhem sua visão.

Principais Sintomas para Identificar o Glaucoma

É muito importante ficar atento com a saúde dos olhos e não deixar passar nenhum sintoma despercebido. Pois os sintomas de glaucoma podem chegar sorrateiramente, aos poucos, sendo difícil de perceber.

Mas com o avanço da medicina e inúmeras pesquisas realizadas sobre o glaucoma foi listado uma série de sintomas comuns entre pacientes que apresentaram a doença.

Os principais sintomas são: dores de cabeça, dores no globo ocular, sensibilidade excessiva à luz, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento excessivo, dificuldades para enxergar e diminuição do campo de visão.

Podem ocorrer mais sintomas como náuseas e vômitos devido à visão turva, caso haja sinais de qualquer um desses sintomas, pode ser um ou mais, é importante procurar um médico oftalmologista rapidamente.

O Glaucoma é Hereditário?

Como não é possível reverter o glaucoma é importante ficar atento a todos sinais e fatos, relacionados à doença.

Não é regra, mas o glaucoma pode ser hereditário. Muitos casos as condições que levam a ter o glaucoma podem ser hereditárias, como pessoas com diabetes na família, hipertensas, pessoas com hipertireoidismo, entre outros.

Glaucoma e Medicamentos

Os medicamentos então para auxiliar, tratar ou prevenir certas doenças em nosso organismo. Mas sabemos que ao tomar certos medicamentos pode haver efeitos colaterais, que muitas vezes podem prejudicar outras partes do corpo.

Como dito, há remédios que podem aumentar a pressão ocular, é importante que a pessoa com glaucoma fique atenta e evite alguns medicamentos caso cause esse efeito colateral.

Alguns desses medicamentos são:

  • Fenilefrina, epinefrina (adrenalina), salbutamol;
  • Derivados da sulfa topiramato;
  • Agentes colinérgicos: pilocarpina;
  • Antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos;
  • Derivados da sulfa topiramato;
  • Corticóide: prednisona.

Para mais informações sobre o glaucoma  você pode entrar em contato ou agendar uma consulta com o Dr, Elson Cabral, especialista em glaucoma, tirando suas dúvidas e cuidando da saúde dos seus olhos. 

Picture of Dr. Elson Velanes

Dr. Elson Velanes

🔹 Com quase 10 anos de experiência, o Dr. Elson Velanes é referência no tratamento e cirurgia de doenças oculares, oferecendo um atendimento personalizado, diagnóstico preciso e as mais modernas tecnologias para garantir a sua saúde ocular.

🔹 Exames de última geração e procedimentos inovadores, aliados ao compromisso de proporcionar conforto e segurança aos pacientes em todas as etapas do atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de uma Consulta Oftalmológica?

Entre em Contato
Deixe Seu Feedback

© 2025 Dr. Elson Velanes - Oftalmologista. - Design By Saulo M.

×